o que é e como criar um podcast

O que é e como criar um podcast?

Ter um blog e criar artigos pode realmente melhorar a comunicação com a sua audiência mas e se além de ler, fosse possível ouvir o seu conteúdo. Isso com certeza aumentaria a relevância e engajamento com quem te segue, correto?

Portanto, este artigo é justamente para te ajudar a entender o que é e como um podcast pode te ajudar na sua estrutura online.

Mas ora raios, de onde surgiu o podcast? 

Essa palavrinha saiu de “podcasting” e tem origem inglesa. Podcasting é a mistura do Pod (de IPod – aparelho da Apple e quer dizer “personal on demand”, em português significa sob demanda); e “casting” de broadcasting, que traduzindo é radiodifusão.

Então, o conjunto de arquivos de áudio produzidos por podcasting (por ou sob demanda), se chama Podcast. Pegou o conceito?

Ok, sem enrolação vamos nos aprofundar no assunto que é recheado de coisas interessantes e muito conteúdo pra aprender! Simbora!!

O que é podcast?

O termo não é novidade no mercado tecnológico brasileiro. Ele já convive no vocabulário de muitas pessoas, sejam criadores de conteúdo ou profissionais de marketing digital há alguns anos.

O modo de fazer esta mídia acontecer ainda não está bem claro para boa parte do público – incluindo profissionais da área da comunicação.

2019 foi o ano em que o podcast começou a entrar, de fato, nos assuntos das grandes empresas e dos influenciadores digitais. O fato é que eles entenderam que sim, o podcast caiu no gosto da galera.

Diferente de ouvir rádio, onde rolam conteúdos aleatórios ao longo do dia, no podcast você pode escolher o que, quando e onde quer ouvir o conteúdo que você escolheu! Coisa linda de deus, né?

E não estou falando de modinha e sim, de tendência; já que é algo que está crescendo cada dia mais e ganhado força no meio do social mídia e afins.

E como cria esse bicho chamado Podcast?

produzindo meu podcast

Existe uma diversidade imensa de segmentos de podcasts, tanto em termos de estrutura, quanto de assunto.

E independente do caminho que suas ideias vão tomar, vale destacar algumas dicas que vão te ajudar a produzir um super podcast 😉

Defina sobre o que você quer falar com a sua audiência.

A primeira etapa para a criação passa pela compreensão do público alvo que você quer atingir com seu conteúdo.

Entretanto, se você quer produzir um podcast para uma determinada marca, por exemplo, é preciso saber e, conhecer bem o público que irá receber seu podcast.

Esse conhecimento vem através de estudos e pesquisas, que vão apontar para você quais estratégias poderão impactar e, quais assuntos fazem sentido para estas pessoas.

Vale dar aquela espiada no podcast alheio, porém modelar não é copiar. Inspire-se, em boas ideias para produzir seu conteúdo, mas faça do seu jeito, com a sua cara.

E o que vou precisar para criar o meu Podcast?

Dependendo do tipo de conteúdo que você deseja produzir, um simples microfone e um notebook são mais que suficientes para gravar e editar seu áudio.

Por exemplo, para gravar programas com mais de um participante, já é preciso uma outra estrutura. Você precisará de uma estrutura mais robusta para captar o som de todos os que estiverem participando da gravação do podcast.

Se a verba estiver curta para criar um ambiente para gravação, com microfones e tudo que tem direito, não desanime! 70% dos conteúdos de podcasts, pasmem, são gravados em casa!!!

25% improvisam um estúdio, utilizando um microfone USB, gravando direto no computador, dispensando o uso de uma mesa de som.

Uma ferramenta que ajuda muito, é um software livre gratuito, disponível para várias plataformas, que tem ferramentas lindas que ajudam na captura e edição de áudio é o Audacity. Vale a pena conferir, porque 0800 a gente gosta!

Agora tem uma peça importante e fundamental para você criar um seu podcast que é….o MICROFONEEEEEE.

Aí você deve estar lendo esse artigo e dizendo: Ahhh, jura?

Sim, existem dois tipos diferentes de microfones, os do tipo dinâmicos ou condensadores, e vamos dar uma verificada logo abaixo

O microfone do tipo dinâmico é aquele mais comum, usado por cantores em shows e sua utilização é mais direcionada, portanto é preciso estar muito próximo da origem do áudio para captar tudo com mais clareza e sem som ambiente.

Já os do tipo condensadores são mais sensíveis e com isso captam muito mais o som ambiente.

Por exemplo se você estiver gravando o seu podcast em um lugar muito barulhento isso com certeza te trará muita dor de cabeça na hora da sua edição.

Dito isto, vale ficar ligado onde seu podcast será gravado, quantos e quais equipamentos você precisará para fazer uma boa gravação com qualidade.

Trilhas sonoras e vinhetas podem ajudar na dinâmica do seu podcast

Tome cuidado com as trilhas sonoras para que você não tenha dor de cabeça com direitos autorais. Existem sites que disponibilizam trilhas de forma gratuita que você tem apenas que citar o profissional que as criou ou você também pode pagar encontrar ótimos sites pagos.

Assim, pense em uma vinheta de abertura de aproximadamente 30 segundos que é o tempo para pender a atenção da sua audiência e pense nisso de maneira bem persuasiva para convencer seu ouvinte a ficar e ouvir seu conteúdo.

Vinhetas também são usadas para fazer passagens de quadros e/ou mudanças de assuntos dentro do seu conteúdo, claro vai depender da estrutura que você pensou para cada episódio do seu podcast.

Pense bem a sua pauta de conteúdo

Por mais que o podcast que você queira gravar seja sobre um assunto do seu domínio, busque por fontes que agreguem conhecimento ao que você deseja apresentar.

Busque informações complementares, que se aprofundem no assunto que você quer abordar e ideias diferentes das suas que tornam o conteúdo mais amplo para seus ouvintes.

Logo, outra forma de agregar valor ao seu podcast é ter convidados ou entrevistados que sejam autoridade no assunto e ajudem a fazer um podcast mais útil e informativo.

Agora vem o roteiro

Estruture bem o roteiro do seu podcast

Depois de pesquisar bastante sobre os assuntos da sua pauta e confirmar os participantes caso precise, é hora de estruturar o roteiro do seu podcast.

É no roteiro que devem estar todas as informações necessárias para conduzir o podcast.

Como todo texto a ser lido, efeitos sonoros, gravações de áudio e outros. O tamanho do roteiro e a quantidade de informações que ele terá, vão variar de acordo com o formato do podcast.

Por exemplo: Podcasts de mesa redonda, onde um determinado assunto é discutido entre um grupo de participantes; a tendência é que o roteiro apresente mais informações sobre a introdução do programa e o fechamento.

Os chamados podcasts de histórias contadas, devem ter um roteiro que apresenta todo o texto a ser lido pelo apresentador.

Neste caso é necessário tomar um certo cuidado para não parecer um robô e ler o texto de forma mais natural possível.

Seja qual for o tipo de podcast que você vai produzir, não caia na armadilha da segurança. Quem nunca apertou o rec e deu um branco, que atire a primeira pedra. Eu já, e muito kkkkk

Afinal, achar que ligar o gravador e sair falando sem ter um roteiro vai dar certo, pode ser uma grande cilada Bino.

Enfim, invista tempo na pesquisa sobre o assunto que deseja falar e na produção de um roteiro com antecedência, que o sucesso do seu podcast e a satisfação do seu ouvinte são garantidos!

Gravei tudo e agora, onde hospedo?

Agora que está tudo prontinho, editado e bonito, como publicar meu podcast? Emoji de dúvida

De nada adianta um super conteúdo bem produzido se não souber onde divulgar. É possível divulgar seu podcast nas grandes plataformas populares como Spotfy e Deezer usando o serviço Anchor por exemplo.

Existem outras plataformas de hospedagem para podcast como o spreaker, soundcloud castbox, buzzsprout entre outras que são muito boas para hospedar seu conteúdo.

Esses outros tantos serviços de publicação de podcast valem um outro artigo e se você quiser saber mais sobre eles ou qualquer outro ponto importante dito aqui, te convido a deixar seu comentário pois isso ajuda bastante para que você tenha sempre um conteúdo de valor aqui nesse humilde blog.

Té mais. 😛

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro